PLMT preocupado com o ambiente

Os vereadores do movimento PLMT apresentaram na passada terça-feira dia 22 de fevereiro em reunião de Câmara uma proposta que visa o uso racional da água e o planeamento dos espaços verdes.

Citamos a proposta apresentada em  reunião :

Considerando que:

Estão em curso obras de requalificação de espaços públicos em diversas freguesias, cujos projetos incluem espaços verdes e ajardinados;

Que o Município e as freguesias possuem uma elevada área de jardins;

Que a água é um bem escasso e de primeira necessidade;

Que o nosso País atravessa um período de seca com tendência a repetir-se ao longo do tempo devidos às alterações climáticas;

Que uma boa gestão de recursos ambientais e económicos deve ser uma prioridade na gestão pública;

Recomenda-se que:

Sejam feitas campanhas de sensibilização através das quais se incentive as JF, entidades públicas e privadas ao uso racional de H2O, tendo como metas a eficiência hídrica.

Que se apoie a colocação de reservatórios para a utilização de águas pluviais para regas de jardins e limpeza urbana, nas freguesias onde se verifique ser necessário.

Que se redefina os critérios utilizados para a construção de espaços de lazer, jardins e áreas de convívio, utilizando espécies resistentes à seca e de menor custo de manutenção, privilegiando as espécies autóctones.

Que se avalie a eficiência dos sistemas de rega instalados e se redefina a sua utilização.”

 

Leave a response